Distribuição Alternativa

"Além da oportunidade de conhecer a produção do cinema nacional, o debate com a roteirista e diretora do filme, é um momento muito rico para o público, que pode ir mais a fundo em sua experiência.”

- professora Sirley, Natal

"Politização e construção do pensamento crítico do público. Além de favorecer a formação de redes e encontros de articulação."

- professora Isabella, João Pessoa

"Na nossa escola valorizamos bastante a sétima arte, já faz parte do nosso currículo. Poder acessar criador e criatura e ouvir a diretora falar sobre sua obra é impagável. Os(as) estudantes apreciaram bastante."

- Tatiany, João Pessoa

"Excelente. A discussão sobre o filme e sua linguagem se torna algo tangível ao espectador, que ao interagir com o criador assume protagonismo nas indagações e conclusões."

- Gian, Natal

“É sempre proveitoso quando utilizamos o cinema para a quebra de paradigmas.”

- Luiz, Rio de Janeiro

Distribuir e promover um filme no Brasil é sempre um desafio. E a proposta desta etapa de circulação do Amores de Chumbo se voltou a pensar como é possível engajar pessoas e instituições através da difusão do filme. Apesar do crescimento e reconhecimento que a produção nacional conseguiu na última década, o acesso às obras ainda é algo restrito, já que o sistema de exibição no Brasil ainda é concentrado e com pouca capilaridade. Por isso, acreditamos na democratização do acesso aos filmes, principalmente em espaços que fomentem o debate e promovam o contato de novos públicos com o cinema nacional.

Nossa ideia, então, foi promover um circuito de sessões especiais seguidas de debate com a presença da diretora Tuca Siqueira em espaços que pudessem alcançar outros públicos e potencializar a reflexão sobre o cinema.

Em 3 meses de circuito de exibição, foram articuladas 31 sessões em 7 cidades e chegamos a quase 2 mil espectadores nas regiões Nordeste e Sudeste. Fomos recebidas por universidades, escolas públicas, cineclubes, centros culturais, associações, coletivos e ocupações culturais de diferentes perfis. Todas as sessões foram seguidas de debate com a presença de Tuca, e mediadas por parceiros, convidados e articuladores locais.

Se você está interessado em repetir essa experiência de forma autônoma, promovendo sessões na sua escola, bairro, associação, universidade, entre em contato com a gente para saber como. Mas o material de apoio (link), já está disponível e certamente vai ajudar a alimentar o debate. Então, boa sessão!

Equipe

Coordenação de distribuição alternativa: Cecilia da Fonte. Coordenação de produção executiva: Mannu Costa. Produção: Tamy de Paula. Design, Comunicação e Redes sociais: Mirah Ateliê de Ideias (Juliana Santos e Paula K. Santos).

Amores de Chumbo teve exibições e debates com a presença da diretora em associações, entidades, cineclubes e escolas localizadas em:

CEARÁ Fortaleza. PARAÍBA Campina Grande e João Pessoa. PERNAMBUCO Jaboatão dos Guararapes e Recife. RIO DE JANEIRO Niterói e Rio de Janeiro.  RIO GRANDE DO NORTE Natal. SÃO PAULO São Paulo.